L O V E S

terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

#Resenha - Uma história de ontem de Mônica de Castro por Leonel.

Oi gente, tudo bem com vocês? Bom, eu espero que sim. Cada um lê aquilo que te faz realmente bem, não é mesmo? Olha eu aqui de novo então.
Hoje a resenha vai ser sobre o livro "Uma história de ontem" escrito por Mônica de Castro por Leonel e publicado pela Editora Vida & Consciência. A editora esta relançando obras antigas e mudando somente as capas e eu estou amando isso. Além da história te prender, o que mais chama atenção, querendo ou não, são as capas que estão impecáveis, lindíssimas.

   



"Embora os fatos narrados tenham ocorrido no início do século vinte, esta é uma história atual e envolvente, em que as paixões se chocam em meio aos falsos padrões de comportamento e as aparências ditam as normas. 

Pressionados e despreparados, os envolvidos reagem pensando que, mantendo as aparências, estarão livres da responsabilidade de suas atitudes. 
Essa ilusão tem um preço muito alto, gerando dor e sofrimento, em um círculo vicioso que pode durar séculos. Entretanto, a vida, em sua magia espiritual, usa os recursos do tempo e da reencarnação para libertá-los, tornando-os conscientes dos verdadeiros e eternos valores do espírito, sem os quais ninguém conseguirá conquistar a felicidade.

Conheça a fascinante história de Rosali e se emocione. Esta é uma história de ontem..."


O livro é separado em três partes, cada parte narra uma parte diferente da história. O livro começa narrando um fato que aconteceu a muito tempo em vidas passadas dos mesmo personagens. A história começa com o romance entre um conde e uma serviçal que servia a seu castelo. Com a vinda do filho não desejado, é programado um aborto contra a vontade da mãe, Lénore, logo trazendo a criança a óbito e a mãe vitima de uma grave hemorragia, mas antes disso,  Lénore com tanto ódio por ter sido traída joga uma praga assim, surgi uma outra oportunidade de vida, ambos arrependidos do que aconteceu naquela noite.

A história conta a vida de Rosali, no auge de sua adolescência, e sua família que é simples mas possui grandes princípios de honestidade. Roseli, menina boa e simpática, sempre ajudou a cuidar de sua avó, Maria do Socorro, que tinha problemas graves de saúdes. Na volta pra casa acontece o inesperado. Maria do Socorro passa muito mal, com grandes dores, não resistindo vindo a falecer. Com grande tristeza, a família toda sem poder socorrer recebe a noticia. 

Depois desse dia, há uma revira volta na família, Rosali se envolve com Alberto, que não possui uma imagem boa por causa de seus casos passados com mulheres casadas, vindo a engravidar. Expulsa de casa, tendo só o apoio de sua prima Elisa, o único meio de sair dessa e se tornar, aos olhos de seu pai, uma mulher respeitada pela sociedade, é se casar com Alberto, que por sinal não pensa o mesmo. 

Roseli enganada por ele, viaja para Portugal pensando que ali teria uma vida boa, com seu filho e Alberto, mas não. É forjada sua morte, pelo sogro e o marido, assim se encontra "sozinha" em terras diferentes.
 A segunda parte do livro é marcado pela nascimento de Henrique, a volta de Roseli para o
 Brasil e o encontro entre famílias, um tanto mudado agora. Além disse, adultério está muito presente. Até que ponto você vai para satisfazer seus desejos com o próximo?

A terceira parte já mostra um grande amadurecimento dos personagens, suas decisões perante os esclarecimentos, que muitas vezes não podemos interferir, o que tiver que ser mostrado a nós, sempre irá aparecer. E claro, o final da história de Lénore. 
"Você não acha que acreditar que a luz existe faz da escuridão apenas um breve caminho para se atravessar...?"


"Elisa pensou no quanto Deus é perfeito. Tudo na vida possui uma razão de ser, nada acontece por acaso. E, por mais que Deus deixe o destino à nossa escolha, está sempre presente em cada momento e cada passo de nossas vidas."
"A verdade é sempre o melhor caminho"

A escrita desse livro favoreceu muito o intendimento da história, foi fácil de entender a época que acontecia a história e tudo mais. De 0 a 5 dou 3. O livro não me prendeu muito, acontece muita reviravolta mas ainda sim é muito bom. A lição que eu pude aprender nesse livro é que ninguém é perfeito. Eu sei que todos nós temos consciência disso mas ainda sim preferimos julgar o próximo pelos atos. Muitas vezes, condenamos os outros por coisas que já fizemos sim, mas ainda preferimos jogar pedras. 
A lição é muito rica, nós temos o controle de nossas ações, seja elas boas ou ruim, ainda sim também podemos se arrepender e mudar o rumo de nossa vida. É simples gente, quando nos arrependemos de coração, mais de coração mesmo, tudo pode mudar, tudo mesmo e Deus sempre esta no controle de tudo, Ele sempre estará ao seu lado, sempre, verá seu arrependimento e te perdoara. A vida conspira para que tudo de certo, muitas vezes somos nós mesmo que complicamos as coisas. 

Bom, encerro aqui minha resenha. Espero que vocês gostem e deixem  comentários e sugestões. Um grande beijo, fiquem com Deus e até a próxima ;)
#Laris 

Nenhum comentário:

Postar um comentário