L O V E S

sábado, 6 de janeiro de 2018

[Resenha] O príncipe e o mendigo - Mark Twain

      




Olá leitores, tudo bem? Feliz ano novo a todos! Hoje venho falar um pouco sobre este livro que li a pedido dos professores da faculdade. Espero que gostem e deixem sugestões de leitura nos comentários.

Título: O príncipe e o mendigo
Autora: Mark Twain
Editora: Best Seller
Páginas: 280
Ano: 2008



Sinopse:Tom Canty e Edward Tudor têm a mesma idade e são fisicamente muito parecidos. Mas há uma grande distância entre eles: Tom é um menino de um bairro miserável de Londres e Edward é o herdeiro do trono da Inglaterra. Quando os dois se encontram, trocam de roupa e também de identidade, seus papéis se invertem e tem início uma aventura criativa e irresistível. Uma sátira social muito bem construída, recomendada para todas as idades.
A história se passa na Inglaterra no século XVI onde duas realidades se chocam: o menino pobre, indesejado pela família, e o menino rico, desejado por toda família. Tom Canty é um pobre menino sonhador, que almeja um dia ser príncipe, com a ajuda de um grande amigo sempre lia livros antigos e acabava se comportando conforme eles, alterando sua fala e seus costumes. Porém nem tudo é um conto de fadas, e ao voltar a realidade o pobre menino saia pelas ruas a pedir esmolas, e ao chegar em casa de mãos vazias acabava apanhando de seu pai e sua avó.
Já Edward Tudor se preparava para futuramente ocupar o lugar de seu pai, e se tornar assim o Rei da Inglaterra. Com uma rotina agitada, o jovem príncipe seguia arduamente a maratona de estudos.
Mais um dia se passa e ao se aventurar longe de casa Tom acaba encontrando Edward em seu jardim em uma de suas aparições como príncipe, e ao se aproximar do portão acaba chamando a atenção do jovem príncipe que o convida para entrar e conhecer o palácio. O pobre menino nem acredita no que acaba de acontecer e entra entusiasmado juntamente com o nobre Edward.
Após oferecer uma refeição a Tom, o jovem príncipe pergunta sobre sua vida e acaba tendo a ideia de trocar de roupa com seu novo amigo e trocarem por algum tempo de lugar, e ao fazer isto percebem que são idênticos. Entusiasmado Edward sai com as roupas de mendigo correndo pelo palácio e pede para sair, porém ao chegar do lado de fora percebe que nem tudo é como esperava, e que ninguém acreditava que ele era o verdadeiro príncipe.
Fora do palácio Edward passa por situações difíceis e acaba sendo encontrado pelo pai de Tom que o maltrata. Porém ao fugir encontra um grande amigo Miles Hendon que o ajuda com sua nova realidade.
O tempo passa e finalmente os meninos se encontram. Após a morte do rei acontece a coroação de Tom que como herdeiro se tornara o príncipe. Porém Edward consegue chegar a tempo e juntos os meninos conseguem provar o mal entendido que ocorreu dias atrás.
Gostei bastante do livro e das decisões tomadas ao decorrer da história, recomendo fortemente sua leitura. O livro possui algumas ilustrações que me chamaram a atenção, belos traços que representam alguns momentos marcantes da trajetória.



Bom e essa foi a resenha meus amores, evitei entrar em detalhes pois quero despertar a curiosidade em vocês de como os dois se viraram nos 30 para conseguir sobreviver, se já leu esse livro deixe sua opinião nos comentários, para estar sempre atualizados não esqueçam de seguir o blog e suas redes sociais. Beijos e até a próxima. ♥
"A barriga cheia é muito pouco se a mente e o coração estiverem vazios. Porque o aprendizado suaviza o coração e proporciona gentileza e caridade."